noticias82 Seja bem vindo ao nosso site TV Assu!

Estado

“O quarto não é mais seguro”: educador alerta sobre riscos do uso de telas

Idelfranio Moreira defende supervisão ativa, critica uso precoce de celulares e avalia consequências das redes sociais no cérebro dos jovens

Publicada em 20/04/25 às 10:43h - 43 visualizações

TV Assu - Reprodução Agora RN


Compartilhe
Compartilhar a noticia “O quarto não é mais seguro”: educador alerta sobre riscos do uso de telas  Compartilhar a noticia “O quarto não é mais seguro”: educador alerta sobre riscos do uso de telas  Compartilhar a noticia “O quarto não é mais seguro”: educador alerta sobre riscos do uso de telas

Link da Notícia:

“O quarto não é mais seguro”: educador alerta sobre riscos do uso de telas
 (Foto: Reprodução)

O educador e gerente executivo de ensino e inovações da plataforma Sides, Idelfranio Moreira, afirmou que a supervisão de pais e responsáveis sobre o uso de telas por crianças e adolescentes é indispensável. “Se é o menor, quem tem que dar limite nele é o pai, a mãe, o responsável e os educadores. Se ele está acessando a internet, quem paga o plano de dados? Quem comprou o celular para ele?”, questionou Moreira.

O educador comparou os hábitos de consumo de mídia de décadas passadas com o cenário atual. “Na minha época, o papai dizia: ‘desliga a televisão’. A autoridade estava feita. Hoje, o quarto pode ser o lugar mais perigoso, porque o dispositivo está na mão da criança”, disse ele, em entrevista à CBN Natal.

Sobre a recente discussão em torno da proibição do uso de celulares nas escolas, Moreira destacou: “O que está por trás disso não é a proibição do celular. É a proibição das redes sociais, e não é na escola, é na vida e no cérebro das crianças e dos adolescentes”. Ele explicou que a lei ajuda a colocar o tema em pauta: “Como a gente não deu conta de fazer isso sozinho, em casa, na sala de aula, a lei ajuda, porque por imposição de lei bota a conversa na pauta”.

Moreira relatou que já realizou mais de 30 palestras sobre o tema e que a procura por esse tipo de orientação aumentou. “O que eu mais escuto dos pais nas palestras é: ‘Eu não sabia que estava fazendo isso com o meu filho’”, contou. Segundo ele, os impactos das redes sociais vão além do comportamento. “Hoje a gente tem dados da ciência que mostram que o uso desde a infância atrapalha o processo de maturação do cérebro humano”, alertou.

Para o educador, o controle digital e a supervisão presencial são necessários. “A internet permite que se faça na vida virtual o que não se faria na vida real. As consequências não são iguais, mas os danos podem ser”, avaliou. Ele concluiu que a solução passa por decisões firmes: “Você está deixando na mão de uma criança. Você tem que tomar uma decisão. Ela tem que aprender a lidar com isso, mas precisa de supervisão”.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84)999871697

Visitas: 40189
Usuários Online: 5
Copyright (c) 2025 - TV Assu - TV ASSU, UM CANAL DE INFORMAÇÃO E PUBLICIDADE NA PALMA DA SUA MÃO
Converse conosco pelo Whatsapp!